Telhados metálicos são muito resistentes, mas ainda assim podem apresentar desgaste com o passar do tempo. Chuva, sol, vento e as variações de temperatura são variáveis que diminuem a vida útil desse tipo de material que pode sofrer com a oxidação, corrosão, ferrugem e também com deformações causadas pelas movimentações térmicas.
Mas o que fazer quando o telhado começa a oxidar? É possível recuperar um telhado metálico oxidado em apenas 3 etapas:
1- O primeiro passo é analisar o tipo de oxidação, se é superficial ou se houve perda significativa de massa. Caso não tenha havido perda de massa essas telhas podem ser recuperadas independente da área que esteja oxidada.
2-No mercado existem produtos removedores de ferrugem com ácido fosfórico ou clorídrico que reagem com o óxido de ferro para dissolver a ferrugem, porém em pouco tempo o processo de oxidação pode voltar a ocorrer, por isso é necessário que seja aplicado um produto que impeça o contato desta superfície com o ar e com a água.
3-Aplicar um produto para proteger as telhas e eliminar o contato superficial com ar e água para interromper o aparecimento de novos pontos de oxidação, porém a escolha da proteção que será usada sobre o telhado precisa considerar que ficará exposta constantemente ao intemperismo com exposição UV por anos, as vezes décadas e é aí que vem a parte mais delicada dessa manutenção, pois a maioria dos produtos não está preparado para essa exposição.
No quadro abaixo analisamos as principais tecnologias oferecidas no mercado e o que funciona ou não para manter seu telhado impermeabilizado e livre de ferrugem.
Abaixo temos um quadro com as principais características a serem consideradas para um produto a ser aplicado sobre as telhas.
• Analisando o quadro acima, membranas que tem absorção de água não tem capacidade de evitar o ressurgimento do processo corrosivo e devem ser desconsideradas, logo para essa situação as membranas de silicone tem grande vantagem.
• A Resistência UV é outro ponto que vai garantir que o produto aplicado performe por anos sem alterações consideráveis de dureza e alongamento.
• Principalmente no caso de grandes telhados, podem ocorrer empoçamento de água e o produto escolhido precisa resistir ao empoçamento sem reemulsionar.
Atenção!!! Garantia é diferente de vida útil. Muitas empresas confundem o consumidor colocando a vida útil e não a garantia na embalagem.
A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.
Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.
O Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.
Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.