História
Na década de 1930, a Companhia Elétrica Geral (“GE”) iniciou pesquisas industriais sobre a ciência em grande parte desconhecida e emergente dos silicones. O progresso continuou ao longo da década de 30 e, em maio de 1940, um pesquisador da GE – Eugene Rochow – descobriu o “Processo Direto” para produzir metilclorosilano, o principal polímero da atual indústria da borracha de silicone. O processo de Rochow foi um grande avanço que moldaria toda a indústria, e ainda é o principal processo usado pelos produtores de silicone nos dias atuais.
Com a Segunda Guerra Mundial chegando ao fim, a GE construiu uma nova fábrica de silicone no norte de Nova York na cidade de Waterford para formar a unidade de negócios conhecida como SPD(Silicone Products Departament). Por volta de uma década após a planta de Waterford entrar em operação, foi inventado o selante de silicone vulcanizado à temperatura ambiente, o RTV. Esses novos produtos constituíram um grande avanço na ciência dos polímeros e foram apresentados nos primeiros desenvolvimentos de aplicações na Feira Mundial de Nova York de 1964/65.
A GE apresentou formalmente a primeira Membrana de Silicone para Telhado em uma conferência de imprensa em maio de 1967 no hotel Waldorf Astoria em Nova York. Essa primeira geração de membranas para telhados foi simplesmente chamada de “Revestimento de Borracha de Silicone para Telhados”, também conhecido como SRRC (Silicone Rubber Roof Coating). A adoção comercial veio rapidamente e, no final de 1968, a instalação do Grupo de Motores de Aeronaves de 20.000 metros quadrados da GE em Everett MA foi o maior telhado conhecido a ser envelopado até então. A borracha de silicone proporciona a flexibilidade e elasticidade da borracha de base orgânica, mas também resiste à quebra por luz UV, calor ou frio. (Veja no YouTube “The Answer GE Silicones 1973” vídeo de publicidade retrô – https://www.youtube.com/watch?v=LsUcQTv2Qj8 )
https://www.youtube.com/watch?v=LsUcQTv2Qj8
Esta nova categoria de produto de silicone foi logo reconhecida como um topcoat ideal para outra tecnologia emergente na época, a espuma poliuretano aplicada com spray (SPF-Spray Polyurethane Foam). A excelente estabilidade UV e hidrorepelência inerente à borracha de silicone permitiram proteger o SPF da degradação por raios UV e deram uma impermeabilização adicional contra infiltrações. A Membrana de Silicone sobre telhados de SPF rapidamente se tornou um negócio global e na década de 1990, milhões de metros quadrados de telhados em universidades, hospitais, forças armadas e fábricas foram protegidos pela Membrana de Silicone para Telhados da GE.
Originalmente, o Membrana de Silicone era um produto bicomponente que exigia que o catalisador fosse adicionado no local de aplicação, e também precisava de um promotor de adesão (primer). Melhorias subsequentes levaram a um novo produto chamado Revestimento para Telhado SCM3300, que não tinha mais a necessidade do uso de primer, mas ainda era um produto bicomponente. Este desenvolvimento eliminou a necessidade de uma etapa no processo e reduziu o custo de mão de obra com a aplicação do primer e também de material. Vários catalisadores para o SCM3300 estavam disponíveis para acelerar ou retardar o processo de cura, dependendo das condições climáticas e requisitos de trabalho. No início dos anos 90, os químicos da GE desenvolveram uma versão monocomponente que eliminou a necessidade de mistura no local. Essa descoberta levou a um novo produto chamado Revestimento para Telhado SCM3400.
Outros desenvolvimentos no revestimento de telhado da GE Silicones resultaram na família atual de materiais com maior teor de sólidos, agora chamada de GE Enduris 3500 permitindo que a espessura de filme seco necessária seja alcançada com uma única demão, sem primer, com produtos já prontos para o uso, sem a necessidade de misturas ou outros componentes. Toda essa inovação vem acompanhada de baixíssimo VOC e livres de solvente (solventless).
Consulte www.gesilicones.com para obter mais informações sobre os produtos Enduris.
A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro em 2015 a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado da chuva do Sol e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material de acordo com as mudanças climáticas.
Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.
O Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca traz conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.
Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana
GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.
Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat