RECUPERAÇÃO E IMPERMEABILIZAÇÃO DE TELHADOS DE  FIBROCIMENTO OU CONCRETO COM O MEMBRANA DE SILICONE ENDURIS

Com a membrande de silicone Enduris os proprietários de telhados de fibrocimento e concreto ganharam um aliado forte para manutenção e impermeabilização de longo prazo.

Para que qualquer sistema de membranas impermeabilizantes tenham uma boa aderência o telhado precisa estar 100% seco, além de limpo. Por isso antes da aplicação a importância que após a lavagem da cobertura aguarde-se um período mínimo de 03 dias sem chuva antes do início dos reparos e envelopamento do telhado. 

Pensando nisso a IMPERCOAT TELHADOS INDUSTRIAIS apresenta 4 passos para uma recuperação e impermeabilização de sucesso com o sistema Enduris da GE Silicones.

Uma imagem contendo ao ar livre, banco, cerca, pista

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Telhado de concreto de baixo caimento antes da aplicação da membrana de silicone Enduris
Uma imagem contendo ao ar livre, água, estrada, grande

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Telhado de concreto parcialmente recuperado com a membrana de silicone Enduris

Primeiro passo – Teste de adesão

O teste de adesão é que definisse o substrato está íntegro e se o Enduris tem boa adesão ao substrato. Por ser um sistema aderido o sucesso do envelopamento depende de uma boa adesão.

Veja mais detalhes nesse vídeo no nosso canal do Youtube – https://youtu.be/D9ClKIUl1J0

Uma imagem contendo pessoa, ao ar livre, homem, vestindo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Teste de adesão da membrana de silicone Enduris – mínimo de 2PLI – vide Guia Prático de Aplicação

Segundo passo – Limpeza

Após o teste de adesão e da aquisição da membrana de silicone Enduris 500, Liquid Flashing e da tela de reforço RF100, o primeiro passo é a lavagem da cobertura com hidrojateadora profissional com mínimo 2.000 PSI na ponta.

Nesse processo o telhado será limpo e serão removidas todas as partículas soltas mesmo matérias de impermeabilizações antigas que não estejam bem aderidos ao substrato. 

Pessoa andando de skate

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Lavagem com hidrojatoteadora com3.600 PSI antes da aplicação do Enduris

É muito comum encontrar nesse tipo de telhado reparos feitos com mantas asfálticas, membranas acrílicas ou espumas de poiluretano, pois na busca por uma solução o consumidor acaba utilizando esses materiais que não são eficazes quando expostos ao Sol e chuva nas coberturas com baixo caimento. Umas das várias vantagens da Membrana de silicone Enduris 3500 é que ela pode ser aplicada por cima desses materiais desde que estejam bem aderidas ao substrato, sendo assim cabe ao telhadista ou o especificador definir se fará a remoção ou não desse material antes do envelopamento com Enduris.

Abaixo temos 2 exemplos de aplicação com manta asfáltica e PU com acrílico que falharam e não resistiram ao Sol e chuva em telhados de baixa inclinação.

Terceiro passo – reforços

Com o telhado limpo e seco se inicia a etapa na qual são feitos os reparos onde tenham trincas/fissuras e reforços nas calhas e rufos, processo feito com a técnica de 3 camadas no qual os profissionais passam uma camada de Enduris 3500  de 500 micra sobre as trincas/fissuras, por cima dessa camada ainda úmida aplica-se a tela estruturante RF100 e por final outra demão de Enduris 3500 com mais 500 micra de forma que cubra toda a tela, pois diferente da membrana de silicone o RF100 não pode ficar exposto aos raios UV.

Uma imagem contendo ao ar livre, homem, deitado, água

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Aplicação do sistema de reforço em de 3 camadas – Enduris+RF100+Enduris

Veja o passo a passo completo no post abaixo em nosso website:

Nas emendas/sobreposições das telhas recomendamos a vedação com o selante de cura neutra SCS2000N, fornecido pela Impercoat em sachês de 591ml garante uma vedação nas sobreposições com economia e precisão.

Uma imagem contendo edifício, pedra, rua, lado

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Aplicação do selante 100% silicone neutro SCS2000N na sobreposição de telhas

Feito todos os reparos e reforços o próximo passo é calafetação de todos os parafusos com o Liquid Flashing. Selante 100% silicone de composição pastosa.

Uma imagem contendo edifício, comida, corrente, mesa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Aplicação do selante 100% silicone Liquid Flashing na cabeça dos parafusos.

Quarto passo – Aplicação do Enduris com rolo ou airless

Por fim o envelopamento total do telhado com o Enduris 3500. A aplicação pode ser feita com equipamento airless, rolo ou trincha.

Uma imagem contendo ao ar livre, neve, homem, em pé

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Aplicação de Enduris com equipamento Airless

A espessura da aplicação deve ser de no mínimo 610 micra úmida e deve ser controlada através do medidor de espessura úmida.

Uma imagem contendo pessoa, homem, foto, mulher

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Medição da espessura úmida da membrana

Veja o passo a passo completo no post abaixo em nosso website:

Principais vantagens e benefícios:

  • Até 20 anos de garantia da GE Silicones;
  • Aceita empoçamento de água comum em telhados planos;
  • Resistente aos raios UV o que garante a longevidade do sistema;
  • Conforto Térmico graças à 88% de refletância na cor branca;
  • Diminui o trabalho e movimentação do telhado minimizando deformações nas sobreposições e folgas nas fixações;
  • Prático de aplicar com apenas uma demão está pronto para chuva em apenas 30min;
  • Futuros reparos e manutenções podem ser feitos apenas com um pincel.

Cuidados especiais com telhas de fibrocimento

As telhas de fibrocimento são muito mais frágeis que as telhas de concreto. Por esse motivo um cuidado especial com a segurança é fundamental, a trânsito seve ser feito sobre tábuas e nunca desconectada de uma linha de vida.

Sobre a integridade da telha, por ser produzida em camadas, pode ocorrer de as camadas estarem se soltando, então o teste de adesão é fundamental para validar não só a adesão do Enduris sobre a telha, mas também a integridade das camadas que não podem estar se desfazendo como no exemplo abaixo em que temos ótima adesão do Enduris, porém a telha não apresenta mais a resistência necessária ente suas camadas.

Telha degradada sem condição de ser recuperada
Uma imagem contendo no interior, escova de dentes, xícara, mesa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Telhado de fibrocimento recuperado com Enduris
Uma imagem contendo ao ar livre, neve, homem, lado

Descrição gerada automaticamente

Em 2015 a Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material de acordo com as mudanças climáticas. 

Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.

Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3525 na cor branca traz conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.

Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.

Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat

Contato:

A Impercoat