Qual o melhor produto para impermeabilizar telhados metálicos?

Para responder qual o melhor produto para recuperar e impermeabilizar um telhado metálico precisamos primeiro entender quais as principais tecnologias e o que cada uma oferece.

Antes de avançarmos vale a pena ressaltar que impermeabilizar o telhado na maioria das vezes não é mais barato que a troca do mesmo e que esse não pode ser o objetivo de quem busca estanqueidade nas coberturas. Muitos outros pontos são tratados no texto Por que Trocar o Telhado Se Você Pode Recuperar?

Para falar sobre os melhores produtos iremos dividir as tecnologias entre Membranas e Mantas.

Membrana é tudo o que vem em balde e é aplicado como uma pintura nas coberturas. Como são moldadas no local, não possuem emendas e aderem ao substratos se adequando às imperfeições, transpasses e outras interferências existentes nos telhados metálicos. Tem fácil manutenção sem necessidade de equipamentos especiais bastando apenas um pincel para que pequenos reparos sejam feitos. Porém a grande desvantagem é que por serem moldadas no local, acabam sendo altamente dependentes da mão de obra para que se atinjam as espessuras necessárias o que pode ser facilmente resolvido com processos e treinamento do time de aplicação.

Outra grande vantagem é que as membranas tem peso de apenas 0,7kg/m2, considerado desprezível como peso extra na estrutura da cobertura.

Dentre as principais tecnologias temos a Membrana de Silicone, de PU e Acrílica.

Manta é tudo o que vem em rolo que são aplicados lado a lado com emendadas, o que acaba sendo o ponto fraco desses sistemas e onde estes costumam falhar. Um ponto importante é a dificuldade de reparos e principalmente de recortes em coberturas que tenham áreas de interferência como claraboias, tubulações passantes e equipamentos de ar-condicionado. A grande vantagem das mantas é que elas vem pré-formadas com espessura definida em fábrica, o que evita erros de mão de obra nesse quesito.

As mantas tem peso de 4kg/m2, o que pode impactar no aumento do custo com reforços na estrutura da cobertura para receber a manta.

Dentre as principais tecnologias temos o TPO, PVC EPDM e Asfálticas.

Agora que já sabemos a diferença e até algumas vantagens das Membranas e Mantas, vamos pontuar as melhores tecnologias para recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico e pontuar seus pontos fortes e fracos.

Primeiro lugar: Membras de silicone

As membranas de silicone surgiram na década de 60 nos EUA e são a principal tecnologia utilizada na manutenção das coberturas e telhados metálicos em toda a América do Norte.

Por serem de origem inorgânica provenientes do silício, tem alta resistência natural aos raios UV, a maior entre todas as membranas, com garantias de 20 anos e vida útil de décadas. As Membranas de Silicone de alta performance não possuem solvente na formulação, tem adesão sem primer na maioria dos substratos para telhados e são aplicadas em apenas uma demão.

Outro ponto importante é que apenas as Membrana de Silicone impedem o contato com o ar e com a água interrompendo o processo de oxidação nos telhados metálicos. Por esses motivos a Membrana de Silicone é o melhor produto para impermeabilizar e recuperar telhados metálicos já que outras membranas aderidas não são 100% impermeáveis e não interrompem a oxidação.

Telhado recuperado e impermeabilizado com Enduris
Enduris recuperou o telhado com cobertura de EPDM

Segundo lugar: Mantas de TPO

As Mantas de TPO surgiram nos EUA na década de 80 e se tornaram popular pela sua resistência aos raios UV. O TPO é um sistema robusto e que proporciona um ótimo isolamento térmico do telhado, porém por ser um sistema flutuante e por precisar de equipamentos especiais para as soldas acaba tendo uma manutenção mais cara e difícil. Não indicado para telhados que tenham muitas interferências pela dificuldade nos recortes e soldas. Com garantias de até 20 anos, seu alto custo pode ser um problema na hora de aprovar o orçamento, e o peso de 4kg/m2 pode exigir ainda mais reforços na estrutural do telhado encarecendo e inviabilizando o projeto.

Terceiro lugar: Mantas de PVC

As Mantas de PVC surgiram na década de 60 na Europa e se tornaram populares pela sua resistência e durabilidade. O PVC proporciona um sistema robusto de isolamento térmico. Muito parecidas com as mantas de TPO acabam tendo uma leve desvantagem por conta da deformação que podem sofrer depois de instaladas nos telhados. Com garantias de até 20 anos, assim como o TPO, seu alto custo e o peso de 4kg/m2 podem inviabilizar o projeto. Não indicado para telhados que tenham muitas interferências pela dificuldade nos recortes e soldas.

Quarto lugar: Mantas de EPDM

As Mantas de EPDM tem as mesmas vantagem que as mantas de TPO e PVC, mas tem também as mesmas desvantagens com um ponto que a coloca em terceiro lugar, sua cor mais escura. Na cor preta, acaba contribuindo para formação de ilhas de calor e proporciona uma aparência mais pesada ao contrário do TPO e PCV que são fornecidos na cor branca. A difícil disponibilidade no mercado brasileiro é outro ponto negativo para futuros reparos em telhados já existentes.

Quinto lugar: Membranas de PU

As Membranas de PU tem alta resistência à tração. Algumas são bicomponentes, mas já podem ser encontradas na versão monocomponente o que facilita o processo de aplicação que tem no mínimos duas demãos e pode necessitar de uma demão de promotores de adesão. Por ser um produto orgânico tem baixa resistência aos raios UV. Dependendo da formulação a resistência aos raios UV pode ser melhorada, mas mesmo assim, limita as garantias a no máximo 10 anos. Com o tempo as membranas de PU deterioram, enrijecem, trincam e falham na impermeabilização sendo necessária uma nova aplicação o que compromete o custo benefício do sistema e exige manutenções novas em menos tempo que os candidatos anteriores.

Sexto Lugar: Membranas Acrílicas

As Membranas Acrílicas comumente chamadas de “Manta Líquida” tem diferentes qualidades e inúmeras marcas. As membranas de maior qualidade podem oferecer garantias de até 10 anos, porém não são ideais para aplicação em telhados metálicos com baixo caimento já que não aceitam o empoçamento de água e tem permeância aceita por norma de até 15% contra menos de 1% das membranas de silicone por exemplo, logo não impedem a oxidação das telhas mesmo depois de aplicada. Muitas demãos de aplicação e a necessidade de estruturação com tela são pontos fracos, além de serem lavadas pelas águas das chuvas,  perdendo o efeito de impermeabilizar e expondo as telas estruturantes. A baixa resistência UV exigida por norma de apenas 500h é um ponto fraco que inviabiliza essa tecnologia como uma solução de longo prazo o que na prática exige reaplicações periódica a cada 2 ou 3 anos para manutenção das garantias fornecidas tornando este um dos produtos com o menor custo benefício e o colocando por esse motivo na sexta posição com performance proporcional ao baixo custo do material.

Sétimos lugar: Manta asfáltica aluminizada

A Manta Asfáltica é um produto que pode ter vida útil de décadas se protegida dos raios UV, por isso é normalmente utilizada não como acabamento final, mas sob outros acabamentos ou proteção mecânica. No caso da Manta Asfáltica Aluminizada, o alumínio acabou sendo um paliativo para proteger a manta asfáltica. Na prática a proteção do alumínio é muito pequena e não evita que a manta asfáltica resseque, se degrade e então falhe na impermeabilização quando exposta sobre telhados metálicos. Além da baixa performance, a manta asfáltica pode sobrecarregar a estrutura do telhado com um peso extra de até 4kg/m2 inviabilizando o projeto.

Em sétimo lugar, a manta asfáltica pode ser uma opção para quem precisa de uma solução imediata, de baixo custo, porém com performance e durabilidade proporcionais ao custo da aplicação, considerado o pior produto para impermeabilizar telhados metálicos além de um péssimo resultado estético.

Abaixo a tabela comparativa das tecnologias com vantagens e desvantagens.

Por essa tabela fica fácil de identificar a Membrana de Silicone como o melhor produto para impermeabilizar e recuperar telhados metálicos.

Comparação da melhor tecnologia de Membrana de Silicone versus outras Membranas

TécnologiaMembrana de SiliconePontosMembrana AcrílicaPontosMembrana de PUPontos
Resistência à exposição UVExcelente – maior que 5.000h/uv5Ruim  – até 500 h/uv1Ruim  – até 1000 h/uv1
Tipo do sistemaAderido5Aderido5Aderido5
Emendas?Não5Não5Não5
Interrompe a oxidação?Sim5Não1Não1
Absorção de água.>1%5>15%1>15%1
Aceita empoçamentoSim5Não1Não1
Garantia *Até 20 anos5Até 5 anos110 anos3
Vida útil no telhado> 20 anos5de 2 a 5 anos1de 5 a 10 anos3
Vida útil no telhado> 20 anos5de 2 a 5 anos1de 5 a 10 anos3
Conforto TérmicoRegular3Regular3Regular3
Teor de sólidos90%540 a 60%140 a 60%1
Número de demãos152 a 412 a 41
Total de pontos de 60 58 22 28

Comparação da melhor tecnologia de Membrana de Silicone versus as Mantas

TécnologiaMembrana de SiliconePontosManta asfálticaPontosManta de TPO/PVC/EPDMPontos
Resistência à exposição UVExcelente – maior que 5.000h/uv5Ruim  – até 500 h/uv1Excelente – maior que 5.000h/uv5
Tipo do sistemaAderido5Aderido5Flutuante1
Emendas?Não5Sim1Sim1
Interrompe a oxidação?Sim5Não1Não1
Absorção de água.>1%50%50%5
Aceita empoçamentoSim5Sim5Sim5
Garantia *Até 20 anos5Até 5 anos1Até 20 anos5
Vida útil no telhado> 20 anos5de 2 a 5 anos1> 20 anos5
Vida útil no telhado> 20 anos5de 2 a 5 anos1> 20 anos5
Conforto TérmicoRegular3Ruim1Ótimo5
Teor de sólidos90%5100%5100%5
Número de demãos150505
Total de pontos de 60 58 32 48

Por essa tabela fica fácil de identificar a Membrana de Silicone como o melhor produto para impermeabilizar e recuperar telhados metálicos.

PosiçãoTecnologiaPontuação
Membrana de Silicone58
Manta de TPO/PVC/EPDM48
Manta asfáltica32
Membrana de PU28
Membrana Acrílica22

A Membrana de Silicone Enduris da GE Silicones além de ser o melhor produto para impermeabilizar telhados metálicos, tem o melhor custo benefício dentre todas as tecnologias.

Dentre as vantagens gerais, mesmo comparada com as mantas pré-formadas em fábrica a Membrana de Silicone se mostra mais eficiente e principalmente prática.

Com esse comparativo esperamos esclarecer de forma simples critérios importantes que precisam ser levados em consideração no momento da escolha de uma tecnologia para recuperar telhados industriais.


A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material de acordo com as mudanças climáticas. 

Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.

Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3500 na cor branca traz conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.

Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.

Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat

Contato: