Impermeabilização de telhado em EPDM com sistema Enduris recuperou a cobertura sem parar a operação do prédio, com garantia de 15 anos pela Momentive
Após 12 anos, a cobertura de 2 mil m² revestida com EPDM, na matriz da Assembleia de Deus, em Curitiba (PR), começava a apresentar deformações, que resultaram em diversos pontos de infiltrações de água em suas dependências.
Com as movimentações do telhado em muitos pontos, os bocais de ralo das calhas e as mantas de EPDM começaram a se desplacar.
A Saneplan foi acionada e apresentou a proposta de recuperar a cobertura com a Membrana de Silicone Enduris, fabricada pela Momentive, com suporte técnico e comercial da Impercoat, que acabou sendo a solução vencedora.
Desafio
A primeira opção do cliente final foi a troca da cobertura de EPDM, porém essa manutenção envolvia altos custos, desde a parada de operação do prédio, passando pela dificuldade de aquisição do EPDM no mercado, até a questão ambiental de descarte do material antigo.
Solução
A Membrana de Silicone Enduris é perfeita para recuperação e impermeabilização de grandes telhados industriais ou comerciais, sem a necessidade de parar a operação. É uma solução prática, duradoura e que não gera entulho, como acontece em um retrofit convencional, pois o sistema aderido é aplicado sobre a cobertura existente.
100% de silicone, possui garantia de até 20 anos devido à sua resistência aos raios UV e à capacidade de se manter flexível e aderida sobre as coberturas. Em telhados planos, outra grande vantagem é que o sistema aceita o empoçamento de água sem danos à impermeabilização, como ocorre com os impermeabilizantes acrílicos.
As principais razões para a escolha do sistema fornecido pela Impercoat foram: a garantia prolongada (15 anos de garantia), a fácil e a rápida aplicação de todo o processo (em apenas 40 dias) e o ótimo custo-benefício.
Aplicação da solução
Conheça as etapas de aplicação na obra:
- Duas lavagens com enceradeira industrial (para retirar o excesso de resíduos soltos pela cobertura);
- Com a superfície seca, todas as emendas da cobertura receberam reforços em três camadas: Membrana de Silicone Enduris 3500 (na espessura de 305 micra), tela de reforço RF100 e a segunda camada de Membrana de Silicone Enduris 3500 (305 micra);
- Troca de 44 bocais de ralos em EPDM nas calhas, que estavam distribuídas pelas laterais da cobertura a cada 2 m;
- Por fim, a cobertura foi totalmente envelopada com a Membrana de Silicone Enduris (duas demãos de 400 micra cada).
FICHA DA OBRA
Local: Curitiba (PR)
Projeto: Assembleia de Deus
Data: 2024
Duração: 40 dias
Execução: Saneplan
Fornecedor: Impercoat
Produtos: Membrana de Silicone Enduris
A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.
Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.
O Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.
Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.
Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat